Contato

Radar

Confeccionado em couro.

Mais fotos do modelo

Cury Western

Arizona II Confeccionado em pêlo e lã.

Mais fotos do modelo

Radar hat 20x

Copa quadrada

Mais fotos do modelo

Shantung

Mais fotos do modelo

Dallas Juta Social

Mais fotos do modelo

Ramenzoni Cavalgada

Pelo e lã

Mais fotos do modelo

Pralana Yankee Boss II

Mais fotos do modelo

Ramenzoni XXX

100% Pêlo de lebre

Mais fotos do modelo

Pralana "João Carreiro & Capataz"

Exclusivo chapéu da dupla João Carreiro & Capataz, produzido pela Pralana com levíssimo material importado.

Mais fotos do modelo

Chapéu Cangaceiro

Mais fotos do modelo

Chapéus Cury PDF Imprimir E-mail
Escrito por Márcio Eiras   
Sex, 06 de Agosto de 2010 23:15

 

 

1920. Data de início das atividades da Cury no Brasil, quando Miguel Vicente Cury e seu pai Vicente Cury - que iniciaram suas atividades com uma oficina de reforma de chapéus, em Mogi Mirim (SP) - fixaram residência em Campinas e fundaram então uma pequena fábrica de chapéus. A produção inicial da fábrica caracterizava-se na confecção de carapuças de feltro (chapéus semi-acabados) para modelos de chapéus masculinos, sociais e campo. A matéria prima para confecção das carapuças consistia em pêlo de coelho, importada de países europeus.

O fundador e sua própria família foram os responsáveis pelo início da produção, por sinal muito pequena. As dificuldades eram tremendas, mas empenhando-se com tenacidade e entusiasmo, o Sr. Miguel as enfrentou corajosamente. Fabricava-se uma dúzia de chapéus - que imediatamente era vendida - e com o dinheiro apurado comprava-se os materiais para a fabricação de novos chapéus e assim por diante, até que a indústria encontrasse bases financeiras mais folgadas. Ainda nos primórdios da indústria, no ano de 1.924, passaram a integrar a sociedade os irmãos Salim Zakia e José Elias Zakia (primos de Miguel Vicente Cury), com atuação destacada no desenvolvimento da indústria.
No decorrer dos anos, a indústria foi crescendo cada vez mais: aumentando as áreas de construção e adquirindo máquinas mais modernas no gênero de chapéus, provenientes de países europeus e dos Estados Unidos. Para aprimoramento da qualidade dos produtos, contratavam para prestarem assistência temporária, técnicos europeus e norte-americanos, imprimindo desta forma maior aperfeiçoamento na técnica de fabricação e possibilitando que conquistasse boa parcela do mercado. No ano de 1.975, a empresa deu um grande passo, adquirindo a maquinária e marcas Ramenzoni, passando então a fabricar também, chapéus de lã de ovelha e os chapéus de pêlo de coelho, de ambas as marcas: CURY e RAMENZONI.

Em 2004, visando agregar valor à sua linha de produtos, a Cury adquiriu uma confecção e criou a marca Cury Jeans, fabricando calças, jaquetas e camisas.   

As etapas de produção dos chapéus Cury seguem um rigoroso sistema de qualidade, onde seu processo passa por até 62 etapas, cada chapéu que sai da fábrica demora em média 13 dias para ficar pronto. Dependendo do processo de produção. São feitos a partir de pêlos de coelho, lebre e castor (importados) ou com a mistura de vários produtos, como a lã de ovelha.


Cada cowboy tem seu estilo preferido e o toque diferente fica por conta da banda. Cada modelo de chapéu possui uma banda específica. No 20X, por exemplo, coloca-se uma banda com fivela dourada, já no 10X a fivela é prateada. Aí então será encaixotado, embalado e despachado.
O chapéu de lã

Atualmente a Chapéus Cury fabrica: Chapéus de Feltro de Pêlo de Coelho, Chapéus de Feltro da mistura Pêlo de Coelho e Lã de Ovelha, Bonés, Boinas, Cartolas e Chapéus de Palha (Panamá). A matéria-prima Pêlo de Coelho é importado, enquanto que a Lã de Ovelha parte é importada e parte nacional.


A empresa é conhecida internacionalmente como a fabricante do chapéu de Indiana Jones. OO herói, personagem de Harrison Ford na série de filmes sobre o aventureiro, tem o acessório “made in Campinas” como uma de suas marcas. Ford usa o chapéu desde Os Caçadores da Arca Perdida, o primeiro filme, de 1981.

Última atualização em Seg, 09 de Agosto de 2010 00:35
 

Management by

Copyright © 2014. JR Chapéus e Calçados. Designed by Shape5.com