Home > Chapéu/Calçado > Qualidade > Manuseamento e Limpeza do seu Chapéu
Contato

Bora esquentar?

Mais opções!

Para descansar com conforto

Mais opções

Bolsas

Diversas opções

Mais fotos do modelo

Shantung

Mais fotos do modelo

Dallas Juta Social

Mais fotos do modelo

Ramenzoni Cavalgada

Pelo e lã

Mais fotos do modelo

Pralana Yankee Boss II

Mais fotos do modelo

Ramenzoni XXX

100% Pêlo de lebre

Mais fotos do modelo

Pralana "João Carreiro & Capataz"

Exclusivo chapéu da dupla João Carreiro & Capataz, produzido pela Pralana com levíssimo material importado.

Mais fotos do modelo

Chapéu Cangaceiro

Mais fotos do modelo

Manuseamento e Limpeza do seu Chapéu PDF Imprimir E-mail
Escrito por Márcio Eiras   
Qui, 06 de Março de 2014 11:57

Se você tem um chapéu que gosta, certamente deseja que ele dure. Siga os passos abaixo para que tenha um chapéu duradouro…

 

Manuseamento de Chapéus

O manuseamento correto irá prolongar a vida do seu chapéu.
A primeira regra é nunca tocar no seu chapéu com as mãos sujas ou oleosas. Esta é a maneira mais rápida de arruinar um chapéu. Pegue sempre no seu chapéu por debaixo da copa, de modo a manter a forma das abas intacta.
Quando não o estiver a usar, pouse-o de modo a que a sua forma natural não se altere. Nomeadamente, evite que as abas estejam dobradas ou que haja peso excessivo sobre a copa.
No fim de cada estação deverá ter os mesmos cuidados com o seu chapéu que tem com o seu restante vestuário. Idealmente um chapéu deverá ser colocado numa caixa protegido do pó e da umidade, bem como de temperaturas extremas e da exposição ao sol.
Com um tratamento adequado, um chapéu continuará a ser belo e fonte de orgulho em qualquer colecção ou em qualquer cabeça, para os anos vindouros.

Limpeza e remoção de manchas

Para a remoção de pó de um chapéu deverá ser utilizada um escova macia. Uma escova rígida poderá rasgar o tecido. Ao escovar um chapéu faça-o sempre no mesmo sentido.
Uma toalha úmida também poderá ser utilizada para remover o pó. Suavemente esfregue a toalha umedecida num movimento circular anti-horário sobre a superfície para remover rapidamente o pó.
Para as manchas teimosas a escova não vai chegar, utilize um anti-nódoas de spray (limpeza a seco) para tecidos delicados.

Chapéus de Palha

O chapéu de palha é um artigo delicado. De forma a ser duradouro terá de ser bem estimado.
Nunca manuseie um chapéu de palha pela sua copa. É o local mais susceptível de quebrar.
Segure o seu chapéu de palha pela aba. Estas são mais fáceis de limpar e um local muito menos provável para quebrar.
Certifique-se de que quando guardar seu chapéu, não o deixa em contacto direto com a luz solar. Esta poderá encolher a palha seca diminuindo o tamanho do chapéu.
Caso isso aconteça o melhor modo de reestruturar o chapéu de palha é com vapor. Segure o seu chapéu alguns segundos por cima de um recipiente com a água quente e manuseio-o até reencontrar a estrutura que gostava.

Chapéus de Feltro

Um chapéu de feltro serve para o proteger. A maior parte dos chapéus de feltro podem ser utilizados em quase todas as condições meteorológicas.
Se o seu chapéu ficar molhado deve colocá-lo numa posição que não altere a sua forma original e deixá-lo secar completamente, num local seco e arejado. Nunca use um secador de cabelo, e nunca guarde um chapéu molhado. Os secadores podem causar rugas, e ao deixar um chapéu molhado numa caixa este ficará bolorento.
Use as técnicas de vapor descritas acima no tratamento dos chapéus de palha, para devolver a forma ao seu chapéu de feltro.

As manchas, rugas e nódoas podem ocorrer em chapéus, como em toda a roupa. Se adora um velho chapéu e as técnicas acima não ajudarem, entregue-nos o seu chapéu para ser limpo e restaurado. Se gosta realmente do seu chapéu, ou este tem uma história ou algum valor sentimental, esta é a sua melhor opção.

 

Fonte: A Fábrica dos Chapéus Lisboa, Portugal

Última atualização em Qui, 06 de Março de 2014 12:12
 
Copyright © 2020. JR Chapéus e Calçados. Designed by Shape5.com